domingo, 9 de agosto de 2009

BAIANAS NO CESTO

"Baianas no Cesto", é um trabalho artesanal, de autoria própria que mostra um ícone da cultura da Bahia, retrato da cultura afro-brasileira, a figura exótica da nossa querida baiana.
A palavra baiana, no dicionário, é identificada como "feminino substantivo do adjetivo baiano", e como designação da " negra mestiça da Bahia, em especial vendedora de quitandas, cuja indumentária consta de saia rodada, bata de renda, turbante, pano da costa, colares e balangadãs". Retrata as escravas do passado e confirma que as indumentárias usadas pelas vendedoras atuais quase não sofreu mudanças e muitos depoimentos sobre a elegância dessas mulheres chegaram até nós através de viajantes e visitantes das terras brasileiras.
"Baianas no Cesto", são peças artesanais feita à mão, utilizando várias técnica dentre elas o aproveitamento de retalhos, onde agrega valor como objeto de decoração, utilitário que trazem um conceito tradicional, manifestando uma expressão plástica da sensualidade e graça da figura da baiana através das indumentárias coloridas de chitão, das sandálias minúsculas de palha da costa, e buriti, dos diversos colares de miçangas e torços prá lá de interessantes. Tudo isso montado em cima de um cesto de palha de samambaia, chamado também de "cofo" pelos pescadores da região, permitindo um visual com características próprias .
É inevitável turista viajar à Bahia e não levar na bagagem, dentre a infinidade de opções do artesanato baiano a tão conhecida figura da baiana.
Rose Costa

Nenhum comentário: